Corporação de Joinville opera com unidade de suporte avançado

Por meio de convênio com a Secretaria da Saúde, o CBVJ passa a contar USA para transporte de pacientes por três meses
Os Bombeiros Voluntários de Joinville colocaram em operação, no dia 10 deste mês, a unidade de suporte avançado (USA), veículo empregado no atendimento a pacientes que necessitam de assistência médica e de enfermagem de emergência – clínicas ou acidentes. A ambulância está equipada com respirador, monitor cardíaco, cardioversor, bombas de infusão de medicamentos, equipamentos de atendimentos ao trauma e diversos medicamentos específicos para assistência a pacientes graves.
A operação da USA é resultado de convênio com a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Fundo Municipal de Saúde. De acordo com o termo, a corporação prestará serviços de USA e de suporte básico (USB) por um período de 12 meses considerando a demanda crescente de atendimento pré-hospitalar e transporte de pacientes face a pandemia da Covid-19. Até a assinatura do convênio, a população de Joinville e Norte do Estado – mais de um milhão de habitantes – contava com apenas uma USA no serviço público, operada pelo SAMU.

Salão de atendimento da USA
“Nossa missão é salvaguardar a vida dos habitantes. A Prefeitura, entidades e a sociedade podem contar com nossa gestão eficiente e agilidade. Isso inclui ampliar o escopo dos serviços dos Bombeiros Voluntários de Joinville, mas sem nunca desviar do nosso foco dos atendimentos de acidentes em geral e de prevenção e combate a incêndio,” disse o diretor executivo da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Matheus Cadorin. No período entre 10 e 24 deste mês, a USA dos bombeiros voluntários foi deslocada 64 vezes para atendimento, totalizando 1,2 mil quilômetros rodados.
Para o comandante do CBVJ, Carlos Kelm, a ativação da USA no atendimento pré-hospitalar, neste formato, representa um passo inovador e pioneiro tanto para os Bombeiros Voluntários de Joinville quanto para as demais corporações voluntárias do Estado. “A USA, apesar de dedicada prioritariamente ao atendimento de vítimas da Covid-19, por força do convênio, quando disponível, poderá ser empregada também em situações de trauma decorrente de acidentes de qualquer gênero, possibilitando uma melhoria na qualidade do atendimento pré-hospitalar”, ressalta.
O secretário municipal da Saúde, Jean Rodrigues da Silva, ressalta o benefício da parceria quanto a ampliação e qualificação das ações relacionadas aos serviços de saúde. “Por meio deste convênio, passamos a contar com e eficiência e o comprometimento do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville para a remoção de pacientes que necessitam de suporte avançado.”
Compartilhe este artigo:
Categorias
- Arabutã — BV 12
- Araquari — BV 38
- Ascurra —BV 32
- Balneário Barra do Sul — BV 25
- Balneário Rincão — BV 46
- Barra Velha — BV 21
- Caçador — BV04
- Campo Belo do Sul — BV 40
- Concórdia — BV 06
- Corupá — BV 11
- Guaramirim — BV 14
- Ibirama — BV 10
- Ilhota — BV 39
- Indaial — BV 27
- Institucional
- Ipumirim — BV 16
- Irani — BV 22
- Itaiópolis — BV 20
- Jaguaruna — BV 41
- Jaraguá do Sul — BV 03
- Joinville — BV 01
- Lindóia do Sul — BV 23
- Lontras — BV 45
- Massaranduba — BV 29
- Navegantes — BV 33
- Operacional
- Pomerode — BV 18
- Presidente Getúlio — BV 37
- São Francisco do Sul — BV 07
- São João do Itaperiú — BV 43
- Schroeder — BV 42
- Sem categoria
- Treze Tílias — BV 17
- Vitor Meireles — BV 44