Concórdia dá curso de combate ao fogo para bombeiros de todo país

Capacitação foi ministrado por instrutores de duas corporações argentinas

Os Bombeiros Voluntários de Concórdia, no Oeste do Estado, promoveram, de 11 a 19 de abril, a terceira edição do Curso de Comportamento Extremo do Fogo – CFBT. A capacitação reuniu 65 bombeiros voluntários de unidades filiadas à Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) e Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado do Rio Grande do Sul (Voluntersul), além de bombeiros de aeródromo, civis e industriais do Distrito Federal, Roraima, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

As instruções foram ministrada por três instrutores de duas corporações argentinas: Fernando E. Pérez e Maximiliano Cellotto, subcomandante e chefe de socorro dos Bomberos Voluntarios de Lujan, respectivamente, e Juan Diego Imbarrato, chefe de socorro dos Bomberos Voluntarios de San Francisco Solano. Eles detêm conhecimento de mais de 40 anos de profissão o que, segundo o subcomandante do BV Concórdia, Evandro Begnini, valorizou ainda mais a capacitação.

De acordo com Paulo Leão, coordenador do núcleo de ensino da corporação, o Curso de Comportamento Extremo do Fogo oferecido pelos Bombeiros Voluntários de Concórdia foca nas ações dos bombeiros diante de incêndio estruturais fechados, como a aplicação de táticas, técnicas e estratégias específicas para o ingresso e controle do fogo. Nesta edição, o conteúdo foi dividido em duas fases: nível 1, dias 11 e 12; nível 2, de 13 a 16 de abril. As aulas teóricas ocorreram na sede da corporação e, a prática, no Centro de Treinamento junto ao Parque de Exposições Attílio Francisco Xavier Fontana.

Quem participou

Corporações filiadas à ABVESC
Corupá 3 bombeiros
Guaramirim 4 bombeiros
Jaraguá do Sul 2 bombeiros
Jaguaruna 1 bombeiro
Joinville 4 bombeiros
Pomerode 1 bombeiro
São Francisco do Sul 1 bombeiro
Corporações filiada à Voluntersul
Bom Princípio 1 bombeiro
Feliz 1 bombeiro
Força Voluntária 3 bombeiros
Nova Petrópolis 4 bombeiros

 

Compartilhe este artigo: