

Íntegra do artigo publicado na imprensa em comemoração aos 27 anos da ABVESC
Passados 27 anos desde o 9 de abril de 1994, data de fundação da Associação Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (Abvesc), hoje a entidade é um “guarda-chuva” que abriga 31 corporações e que, juntas, atendem 1,6 milhão de catarinenses de forma direta, em 50 cidades. Sua tradução em números vai além: as filiadas compreendem um universo de 4.073 pessoas entre bombeiros voluntários operacionais e outros envolvidos como gestores, instrutores, contratados, mirins e músicos.
Outro dado significativo: seja atendendo urgências e emergências ou auxílios diversos a população, esse contingente dedicou 1.260.992 horas (um milhão, duzentas e sessenta mil, novecentas e noventa e duas horas) em serviços voluntários para o povo catarinense durante o ano de 2020. Refinando ainda mais: esse grupo ofereceu, todos os dias, 3,4 mil horas em serviços gratuitos. De suma relevância: a oferta regular de cursos de formação de bombeiro operacional, bem como os projetos de bombeiros mirins e atividades nas escolas disseminam o comportamento de segurança nas comunidades.
A positividade do modelo se destaca também na pesquisa “Cenário de Emergência – Bombeiros do Brasil”, publicada em julho de 2018 pela Revista Emergência. Segundo o levantamento, apenas 19,28% das 5.570 cidades brasileiras têm corpos de bombeiros. Mas, graças às corporações de bombeiros voluntários, Santa Catarina tem uma das melhores relações entre postos de bombeiros por município: o Estado está em terceiro lugar no ranking nacional, com 55,9% dos municípios atendidos pelo serviço.
Essa estrutura foi, e continua sendo, construída por lideranças políticas; empresariais, que emprestam sua expertise em gestão; de governo em todas as esferas, que realocam recursos por acreditar na sua viabilidade técnica e financeira; por milhares de cidadãos, anônimos, que depositam sua confiança e apoiam o modelo de forma institucional e financeira; e, acima de tudo, por homens e mulheres que se dedicam a proteger vidas, meio ambiente e patrimônio. Juntos, disseminam o conceito, mantém vivo o ideal dos bombeiros voluntários, contribuem para a manutenção desse patrimônio de Santa Catarina.
Ivan Frederico Hudler
Presidente da Abvesc